terça-feira, 23 de setembro de 2014

Marés, Newton, Principia: erro de tradução importante nos Great Books, da Enciclopédia Britânica

Vou mencionar trechos anteriores ao erro, para preparar o cenário e tornar essa discussão útil para ensino de Física.

No livro III: O Sistema do Mundo, proposição 24.  Teorema 19.

Que o fluxo e refluxo do mar surge das ações do Sol e da Lua.

... (saltando algum texto)

2º Parágrafo:

As duas luminárias excitam dois movimentos, que não aparecerão em separado, mas entre eles vai surgir um movimento misturado composto a partir de ambos.  Na conjunção ou oposição das das luminárias suas forças estarão combinadas, e trarão as maiores enchentes e vazões.  Nas quadraturas o Sol vai elevar as águas que a Lua abaixa, e abaixar as águas que a Lua eleva e da diferença de suas forças a menor maré de todas aparecerá.  E porque (como a experiência nos diz) a força da Lua é maior que aquela do Sol, as maiores alturas das águas acontecerão perto da terceira hora lunar.

Nessa altura do Principia, a explicação das marés está um pouco falha.  Mas esse texto é para mencionar um erro de tradução, que se refere à palavra sublinhada, "força", acima. 

Discussão do erro:  No original, em Latin, a palavra usada é efeito (effect).  que o tradutor da Britânica trocou por "força".  Na realidade, o efeito  da Lua, sobre as marés, é maior que o efeito do Sol sobre as marés.  MAS  a força do Sol sobre a água do mar (e sobre tudo, na Terra, é em torno de 150 vezes maior que a força da Lua, sobre a mesma água (ou sobre tudo, na Terra.)

Agora me ocorreu outra dúvida (essas pesquisas nunca terminam): será que todas as forças mencionadas eram 'efeitos' no original?  Aí, todo o parágrafo faria mais sentido.  Vou verificar mais tarde, quando tiver tempo...

====
Agora, deixo uma dúvida com vocês.   Se a força do Sol, sobre os mares é 150 vezes maior que a da Lua, porque é que a Lua comanda as marés?  O efeito do Sol é só metade do efeito da Lua.
====
Responderei, aos poucos, a essa questão...

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O autor

Físico, formado pela UNICAMP, mestrado também pela UNICAMP e doutorado na Universidade de Cornell.  Pós-doutorado também em Cornell.   Professor do Departamento de Geofísica, do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.  Membro permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Climáticas, da UFRN.  Membro da American Geophysical Society, AGU.

Autor de livro, a nível de pós-graduação, 'Mecânica Lagrangena - Volume 1', editora Publit.  Cópias disponíveis, para venda, na Cooperativa Cultural do Campus da UFRN, ou pela internet, na editora Publit.

Livro, 'Animação em 3D usando JAVA', editora da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, SBMAC.

Atualmente, aposentado.

Nada no mar até uns 500 m da costa, fala Inglẽs e Francês está aprendendo Alemão, Húngaro, Árabe e Tcheco, tudo ao mesmo tempo, junto com teclado e violão.  Imaginem a confusão!

Programa computadores em JAVA, C, C--, FORTRAN, Perl e Python.  Em JAVA e C--, programa mais animações em 3D, com uma biblioteca própria. Livro animação em 3D.  Precisa-se de óculos 3D, vermelho-azul, de celofane.  Pode ser feito em casa.  Essas animações incluem imagens FORA da tela.

Cuida de muitos amigos felinos indefesos e de uma que não é indefesa, na UFRN e em sua casa, que tem uma grande área verde.

Fã de Star Trek, STNG, Voyager, Phillip Dick, Asimov, Clarke, Bertrand Russel, etc.